sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Relatório -1º Encontro – PNAIC



Relatório -1º Encontro – PNAIC

        Às 8h00 do dia vinte de abril de dois mil e treze deu início ao 1º encontro do PNAIC na Escola Municipal Gil Brasileiro da Silva com acolhimento das  alunos e conscientização da importância do PNAIC. Após a fala da orientadora de estudos Elizabeth, fomos convidadas a assistir o vídeo: Motivação Profissional.
        Logo em seguida participamos da dinâmica: “Eu sou e eu espero”. Com essa dinâmica foi possível conhecer melhor a turma e descobrir o anseio de cada um em relação ao curso.
        Mais uma dinâmica foi realizada entre a turma para formação dos grupos de trabalho. A orientadora convidou quatro alunas para ir a frente e distribuiu uma ficha para cada uma, nessas fichas haviam figuras de animais e as demais receberam uma ficha cada uma, de acordo com a brincadeira e orientações da orientadora Elizabeth, formavam se os pares.
        Após a formação dos grupos fizemos a leitura do texto: O grupo de Madalena Freire.
        A orientadora Elizabeth apresentou também para estudos os cadernos: Ano 01, Ano 02, Ano 03e explicou as dinâmicas de apresentação dos trabalhos. Então foi iniciada a leitura: Iniciando a conversa recebemos também um texto para leitura do contrato de convivência.
        Depois do café, houve um momento da distribuição de tarefas para os grupos e a execução das mesmas, lista de presença e em seguida fomos para o almoço.
        Ao retornarmos às 13 horas, fizemos a apresentação e socialização das sínteses dos textos. O grupo 01 explicou sobre currículo MP ciclo de alfabetização: Princípios gerais da unidade 01. O grupo 02 falou sobre o currículo no ciclo de alfabetização: Ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças (Unidade 01). O grupo 03 aprofundou explicações sobre o tema ponto de partida (Unidade 01). O grupo 04 apresentou a concepção de alfabetização. O que ensinar no ciclo de alfabetização (Unidade 02).
Profª Silvana-1ºano 

        Após as apresentações assistimos ao vídeo: Som das palavras da TV escola, após, houve um momento para comentários e socialização de experiências.
        A orientadora de estudos fez a entrega de uma ficha com o objetivo de resgatar nossa memória de aluna dos anos iniciais. Foi emocionante ouvir a história de cada uma.
Profª Dilma - 2ºano
        Após o lanche foi abordado o tema, Entendendo melhor o Quadro Curricular, PCN, Planejamento Curricular Municipal, Planejamento diário e para amarrar as idéias fizemos um plano de aula, ressaltando o eixo “Leitura”. Fizemos a avaliação do dia e recebemos como tarefa de casa, leitura de textos sugeridos nos cadernos e elaboração de uma questão com resposta para socialização no próximo encontro. Vale lembrar que cada grupo deverá escolher um texto. Fez a assinatura da lista de presença e encerrou se o encontro.

Dilma Ferreira de Matos Barbosa
Klébia Sandra Queiroz
Silvana Rosária Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário